Conhecer o camaleão - Conhecer o camaleão

null Conhecer o camaleão

Conhecer o camaleão

Exposição documental na Biblioteca António Rosa Mendes na Universidade do Algarve em Faro

18/01/2022

Esta exposição, que pode ser visitada até ao dia 11 de fevereiro, é um dos resultados da implementação no Algarve de uma ideia vencedora da edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem Portugal, denominada «Centro de Recuperação e Investigação do Camaleão do Algarve», apresentada com o objetivo de promover a conservação desta espécie emblemática.

Concebida para poder ser exibida em diferentes locais da região, a exposição procura dar a conhecer algumas das características desta espécie tão carismática, que em Portugal apenas existe na região do Algarve.

Na inauguração desta exposição decorreu no passado dia 11 de janeiro estiveram presentes o Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, Margarida Cristo, professora e investigadora da Universidade do Algarve que representou esta instituição na Comissão de Acompanhamento do Projeto e Fábia Azevedo bióloga da Associação Vita Nativa, entidade a quem foi atribuída a execução do Projeto.

O Projeto Camaleão foi desenvolvido ao longo do ano de 2021 e concretizou-se através do desenvolvimento de uma campanha de sensibilização ambiental no litoral do Sotavento algarvio, de uma campanha de ciência-cidadã para melhorar o conhecimento sobre a distribuição geográfica da espécie, na promoção de estudos académicos sobre a espécie e na capacitação do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) para a recuperação de camaleões.

Em 2022, e para reforçar a concretização dos objetivos da ideia apresentada no âmbito do Orçamento Participativo Jovem Portugal, está prevista a criação de um Centro de Interpretação do Camaleão.

Para a concretização deste projeto, financiado pelo IPDJ com o montante de 60.000 euros, foi constituída uma ampla parceria envolvendo a Direção Regional do Algarve do IPDJ, a Direção Regional do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, IP, a Universidade do Algarve e os municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António e a Associação Vita Nativa.

Contatos

Telefone

289891820

Email

faro@ipdj.pt

Atualizado em: 18/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>