Laboratório de Análises de Dopagem

COMO PODEMOS AJUDAR?


Laboratório de Análises de Dopagem



O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD) é uma das entidades nacionais de antidopagem juntamente com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) e o Colégio Disciplinar Antidopagem (CDA). É uma unidade com autonomia técnica e científica, integrado no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e tem as suas competências definidas na Lei n.º 111/2019.

O LAD iniciou a sua atividade em 1980 com a designação de Laboratório de Análises de Dopagem e Bioquímica. Através do despacho n.º 29/85 é formalmente criado o LAD, dando seguimento às recomendações da comissão médica do Comité Olímpico Internacional (COI) e às óbvias necessidades de criação de um organismo independente dotado de meios técnicos e humanos necessários à execução das análises de controlo de dopagem.

A sua primeira acreditação foi concedida pelo COI em 1987, tendo sido, continuamente, reconhecida a sua competência a nível nacional e internacional. Desde esse tempo, o laboratório cresceu a par da consciencialização política e social em relação à problemática da dopagem em Portugal e no mundo.

Sendo a qualidade e credibilidade dos seus resultados um fator fundamental da sua atividade, a acreditação concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), de acordo com o referencial da norma NP EN ISO/IEC 17025, é a garantia do correto cumprimento desses requisitos. O âmbito de acreditação do LAD pode ser consultado aqui.

A Política de Qualidade do LAD é A Qualidade em defesa do praticante desportivo.

Com a criação da Agência Mundial Antidopagem (WADA/AMA), organização internacional independente, composta e financiada em partes iguais pelo movimento desportivo e pelos governos do mundo, foram atribuídas a esta organização, desde 2003, as responsabilidades de pesquisa científica, educação, e monitorização do Código Mundial Antidopagem – documento estruturante de toda a atividade antidopagem a nível mundial, em todos os desportos e países.

De particular importância no âmbito das atividades do LAD é a Norma Internacional para Laboratórios (ISL), que visa garantir a qualidade e validade dos dados e resultados produzidos pelos laboratórios acreditados de forma uniforme e harmonizada.

 

Recursos Tecnológicos

O LAD cumpre os requisitos do ISL relativamente às tecnologias exigidas para a pesquisa das substâncias constantes da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos. Do arsenal analítico disponível no LAD constam, entre outras, as seguintes tecnologias:

  • Cromatografia líquida com espectrometria de massa de alta resolução (UPLC-HRMS);
  • Cromatografia líquida com espectrometria de massa/massa (LC-MS/MS);
  • Cromatografia gasosa com espectrometria de massa/massa (GC-MS/MS);
  • Cromatografia gasosa com espectrometria de massa (GC-MS);
  • Cromatografia gasosa com deteção azoto/fósforo (GC-NPD);
  • Cromatografia gasosa com espectrometria de massa de razões isotópicas (GC-C-IRMS);
  • Analisador hematológico (âmbito Passaporte Biológico);
  • Sistemas de Imunoensaio;
  • Sistema de eletroforese capilar com blotcycler e câmara de deteção,
  • Sistema Informático de Gestão de Laboratório (LIMS).

 

Investigação

O LAD desenvolve projetos de investigação em colaboração com outros laboratórios de análises de dopagem a nível internacional e com instituições científicas nacionais em temáticas relacionadas com a dopagem.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo LAD:

Atualizado em: 15/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.