Anel Vaginal - Método Mensal

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

O Anel Vaginal

Contraceção Mensal



O anel vaginal é um método contracetivo hormonal de utilização mensal que consiste num anel de textura suave, flexível, transparente, com 5 cm de diâmetro, que a mulher insere na vagina. 

 

Como atua?

O anel vaginal contém dois tipos de hormonas (estrogénios e progestagénio) que são libertadas diariamente do anel, através das paredes da vagina para a corrente sanguínea.

A sua utilização mensal permite que contenha níveis hormonais inferiores aos da pílula, que são libertados continuamente para a corrente sanguínea, inibindo a ovulação.

 

Como funciona?

Se o anel vaginal for colocado no primeiro ou segundo dia da menstruação, a eficácia contracetiva fica logo assegurada, não sendo necessária proteção adicional. No caso de ser colocado num outro dia do ciclo, deve ser utilizado preservativo até perfazerem 7 dias (inclusive) de utilização do anel.

O anel é introduzido na vagina pela mulher onde permanece 3 semanas. Passado este tempo, a mulher deve retirá-lo no mesmo dia da semana e, aproximadamente à mesma hora em que foi colocado. Ao sétimo dia coloca-se um novo anel.

Por exemplo, se a mulher colocou o anel vaginal numa 2ª feira, por volta das 11 horas, deverá retirá-lo passado 3 semanas, também numa 2ª feira, por volta das 11 horas. Após uma semana sem o anel, deverá ser colocado um novo anel (no mesmo dia da semana em que foi removido e, aproximadamente, à mesma hora).

Durante este período de pausa surge a hemorragia de privação. Caso haja desconforto com o anel, aconselha-se a empurrá-lo um pouco mais para o interior da vagina.

A contraceção de emergencia

E se o anel sair da vagina?

Embora não seja frequente, o anel pode ser expelido acidentalmente da vagina. Se isso acontecer, deve ser lavado com água fria ou morna e deve voltar a ser inserido. Não deve permanecer fora da vagina mais do que 3 horas, de forma a não perder a eficácia contracetiva.

 

Vantagens

  • Se utilizado corretamente é muito eficaz;
  • A sua utilização não exige um compromisso diário;
  • Vómitos e diarreias não interferem com a sua eficácia.    

 

Desvantagens

  • Pode apresentar alguns efeitos adversos como dores de cabeça, tensão mamária e retenção de líquidos.

 

O anel vaginal não previne as infeções sexualmente transmissíveis.


Atualizado em: 12/04/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.