Exame de Sobreclassificação

COMO PODEMOS AJUDAR?


Médicos

Exame de sobreclassificação

Admissão e listas de atletas



A sobreclassificação de um praticante desportivo, além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade, só é permitida em casos especiais, devidamente analisada através de um exame de avaliação médico-desportiva específico, a realizar nos Centros de Medicina Desportiva ou por um médico especialista em medicina desportiva, reconhecido pelo Colégio da Especialidade de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos, mediante o cumprimento do protocolo clínico de sobreclassificação médico-desportiva.

No caso de o exame de avaliação médico-desportiva ser realizado fora dos Centros de Medicina Desportiva, o médico responsável deve, no prazo máximo de cinco dias úteis, remeter o dossier clínico ao diretor do Departamento de Medicina Desportiva do IPDJ para homologação, acompanhado do formulário próprio e da declaração do encarregado de educação comprovativa da autorização para a realização do exame e da respetiva sobreclassificação. O diretor pode, em caso de dúvidas fundamentadas, no prazo máximo de 10 dias úteis, solicitar novo exame de avaliação médico-desportiva específico, a realizar nos Centros de Medicina Desportiva do IPDJ.

A decisão de sobreclassificação de um praticante desportivo, além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade, é publicitada no site do IPDJ. (Ver abaixo)

Requisitos de admissão

Protocolo Clínico de sobreclassificação médico-desportiva

  • Consulta de Medicina Desportiva que inclui o exame médico desportivo com análises de sangue e urina, eletrocardiograma e Rx tórax;
  • Radiografia frontal do punho e mão esquerda (determinação da idade óssea-Método de Greulich e Pyle);
  • Radiografia da coluna lombo-sagrada (2pp e oblíquas) e bacia/(frente), a decidir em função da modalidade e/ou necessidade clínica;
  • Avaliação da Composição Corporal e Estudo Antropométrico (peso, altura, IMC);
  • Fórmulas de Slaughter para % MG em jovens e fórmulas de Dumin, Womersley e Siri para % MG em adultos. Fórmula de Martin para MM. Tabelas de Percentis da Direcção-Geral da Saúde;
  • Avaliação da maturação sexual (Escala de Tanner);
  • Realização de ecocardiograma com estudo morfológico e avaliação da massa ventricular esquerda corrigida para a superfície corporal. Eventual necessidade de avaliação em consulta de cardiologia. 

Atualizado em: 31/10/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.