Movimento contra o Discurso de Ódio

COMO PODEMOS AJUDAR?


Cidadania e participação

Movimento contra o Discurso de Ódio

Sensibilizar para o discurso de ódio, a discriminação online e os seus riscos



O Movimento contra o Discurso de Ódio tem como principal objetivo o combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online. O Discurso de Ódio engloba «todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância».

 

 

A internet possibilita-nos criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos, disponibilizando um espaço de participação e livre expressão. Com o desenvolvimento das redes sociais, esta participação pode ser feita de várias formas, desde o contacto permanente com amigos/as e família e o desenvolvimento de novos contactos, até à partilha de conteúdos, explorando a capacidade de nos exprimirmos. 

No entanto, podemos igualmente ser vítimas e agentes de abusos e violações dos Direitos Humanos, entre as quais, o discurso de ódio, em diversos formatos, e o ciberbullying. O mundo online não deixa de ter valores. O discurso de ódio, como tal, não é um assunto novo na internet, nem no debate sobre direitos humanos. A sua dimensão online e o dano potencial que pode provocar em processos democráticos dá-nos novas razões para agir.

Movimento Contra o Discurso de Ódio

Objetivos

  • Sensibilizar para o discurso de ódio online e os seus riscos para a democracia e promover a literacia nos meios de comunicação social e na internet;
  • Apoiar os/as jovens na defesa dos direitos humanos, online e offline;
  • Reduzir os níveis de tolerância ao discurso do ódio online;
  • Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos para trabalhar online;
  • Mostrar apoio e solidariedade para com pessoas e grupos alvo do discurso do ódio online;
  • Desenvolver formas de participação da juventude e a cidadania digital.

Pretende-se combater o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, e proporcionar aos/às jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos.

O IPDJ coordena a implementação do Movimento e ações do mesmo a nível nacional com a colaboração e participação ativa de outras entidades e das Associações Juvenis procurando dinamizar junto dos/as jovens e da população em geral ações neste sentido.

 

Como participar

 

Denunciar o discurso do ódio online

 

«No Hate Ninja Project»

 

No Hate Ninjas é um grupo de ativistas da Rede de Jovens pela Igualdade e a Associação PAR – Respostas Sociais que tem como objetivo lutar contra o discurso de ódio online através da Campanha No Hate Speech Movement do Conselho Europeu. O vídeo faz parte dos 31 dias de ação contra o discurso de ódio.

Saiba mais sobre o projeto aqui.


Jovens rapazes e raparigas.

Atualizado em: 28/04/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.