Métodos Contracetivos Naturais

COMO PODEMOS AJUDAR?


Jovem em consulta médica

Os Métodos Naturais

Calendário, Muco Cervical, Temperatura Basal, Sinto-Térmico, Amenorreia Lactacional, Coito interrompido e Abstinência Sexual



Também chamados de métodos de abstinência periódica, os métodos naturais consistem na observação das várias mudanças que ocorrem no corpo durante o ciclo menstrual. Por esta razão, requerem um compromisso por parte da pessoa jovem em reconhecer e identificar as alterações que o corpo apresenta ao longo das diferentes fases do ciclo. Os métodos naturais, podem ser muito úteis para calcular a altura mais favorável de fazer ocorrer uma gravidez.

Método do Calendário ou de Ogino-Knaus

O Método do Calendário consiste em anotar durante mais ou menos um ano, as datas da menstruação, de forma a contabilizar os dias dos ciclos menstruais e saber qual o ciclo mais curto e qual o mais longo.

A contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte. Uma vez feita esta contagem, deves subtrair 20 dias ao número de dias do ciclo mais curto e 10 dias ao número de dias do ciclo mais longo.   

A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo durante o qual a mulher se encontra no período fértil. Nesta fase poderá ocorrer a ovulação não se sabendo se será no início, meio ou fim.

Por exemplo, se após pelo menos 6 meses de contagem se observa que o ciclo mais curto foi de 27 dias e o ciclo mais longo, de 29 dias (27 – 20 = 7 e 29 – 10 = 20), o período fértil ocorrerá entre o 7º e o 19º dia do ciclo.  

Durante o período fértil deve ser utilizado um método de barreira, caso se tenham relações sexuais.

Nota: a existência de ciclos irregulares dificulta ou impossibilita a utilização eficaz deste método.

O funcionamento do corpo está relacionado também com fatores de natureza emocional, isto é, determinados acontecimentos podem fazer com que o período fértil ocorra num momento diferente do habitual podendo, assim, haver falha deste método. Para além disso, existem outros fatores como alterações dos hábitos alimentares, problemas de saúde, entre outros, que também podem influenciar.

 

Método do Muco Cervical ou Método de Billings

O Método do Muco Cervical baseia-se na observação diária das alterações que ocorrem ao longo do ciclo menstrual quanto ao aspeto e consistência do muco cervical. Antes da ovulação, ocorre um aumento dos níveis de estrogénio no organismo, provocando o aumento da quantidade de muco cervical que se torna mais claro, abundante e com maior elasticidade (filância) - como o aspeto da clara de ovo.

Este muco filante, facilita a entrada dos espermatozoides no útero, por isso, se a gravidez não for desejada, as relações sexuais devem ser evitadas desde o momento em que o muco se apresenta com este aspeto, até ao momento em que se torna mais espesso, opaco e menos abundante.

Nota: O período fértil começa no 1º dia em que o muco se torna mais transparente e filante e prolonga-se até pelo menos 4 dias de máxima filância.

 

Método da Temperatura Basal

O Método da Temperatura Basal permite saber quando é que acontece uma ovulação através das alterações da temperatura do corpo. Para tal, a temperatura deve ser medida todas a manhãs, antes de levantar (após 6 horas de sono), durante um mês. A ovulação ocorre no dia em que a temperatura aumenta pelo menos 0.5° C. A medição da temperatura pode ser vaginal, oral ou retal. O método é pouco eficaz para evitar uma gravidez tendo em conta que a temperatura pode variar por diversos fatores, nomeadamente febre ou alterações nas horas de sono.

 

Método Sinto-Térmico

O Método Sinto-Térmico é uma conjugação do método da temperatura com o método do muco. As regras do método são apreendidas progressivamente, sendo, para isso, necessária a motivação da jovem para observar e registar os sinais e sintomas, e ainda, a decisão e vontade em cumprir essas mesmas regras. Para aplicar este método com eficácia é aconselhável que o casal seja orientado durante algum tempo por um/uma profissional de saúde.    

 

Método da Amenorreia Lactacional

O Método da Amenorreia Lactacional é usado após o parto e enquanto a mulher estiver a amamentar, exclusivamente com leite materno. A utilização deste método, implica a coexistência de três condições:

  • Permanecer em amenorreia (ausência de menstruação);
  • A amamentação terá de ser exclusiva, ou quase, com mamadas diurnas e noturnas (o intervalo entre as mamadas não deverá ser superior a 6 horas);
  • A criança deve ter menos de 6 meses de idade.

Nota: No caso de umas das três condições não estar sempre presente, a mulher deve utilizar um outro método contracetivo.

 

Coito interrompido

O coito interrompido é provavelmente o método mais antigo do mundo e consiste em retirar o pénis da vagina antes de ocorrer a ejaculação.

É um método pouco eficaz uma vez que está dependente de se conseguir controlar quando se dá a ejaculação e também porque os fluidos pré-ejaculatórios que são libertados durante a relação sexual podem conter espermatozoides.

Nota: Se a ejaculação ocorrer no exterior, mas próxima da vagina, continua a existir a possibilidade de ocorrer uma gravidez, pelo risco de o esperma entrar no canal vaginal. 

 O coito interrompido não protege o contágio de infeções sexualmente transmissíveis.

Abstinência Sexual

Consiste na ausência da prática sexual. É uma escolha individual que pode ser esporádica, temporária ou permanente. Não é possível ocorrer uma gravidez nem contágio de infeções sexualmente transmissíveis.

Os métodos naturais não protegem do contágio de infeções sexualmente transmissíveis. 

Nota: É importante ter em conta que os métodos contracetivos naturais necessitam de um autoconhecimento corporal e de comprometimento por parte da(s) pessoa(s) envolvidas. A altura em que ocorre a ovulação pode sofrer alterações devido a aspetos externos difíceis de controlar. Se a pessoa jovem conjugar dois ou mais métodos naturais a fiabilidade destes poderá aumentar, por exemplo, conciliar o método do calendário e o método do muco cervical.

fisiologia_reprodução

Atualizado em: 12/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.