Passe Jovem

COMO PODEMOS AJUDAR?


educação não formal

Passe Jovem

Certificado de participação em atividades de educação não formal



O Passe Jovem é um certificado que regista a participação, promove o reconhecimento e valida as aprendizagens desenvolvidas por jovens, entre os 12 e os 18 anos, em processos e atividades fora do contexto escolar. É a «história» de cada um/a dos/as jovens na educação não-formal.

O/a jovem ao participar num projeto que beneficie do Passe Jovem fica automaticamente registado/a. As aprendizagens, distribuídas em oito áreas, bem como o número de horas e outros elementos, são disponibilizadas no Passe Jovem. Por ano, terão de ser feitas, pelo menos, 25 horas de educação não-formal para o registo se efetivar.

O certificado funciona como complemento ao diploma do ensino básico e secundário e promove as experiências de cidadania e de participação desenvolvidas.

Foi publica, a 17 de setembro de 2021, a portaria n.º194/2021, que define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.

Os certificados e diplomas passam a registar a participação nas mais variadas atividades, por exemplo relacionados com desporto escolar, OlimpíadasPlano Nacional de Leitura e Programa Erasmus +, e também ligados ao Passe Jovem, do IPDJ, permitindo o registo na participação em atividades extraescolares.

De acordo com a mesma portaria, o processo de emissão de certificados e diplomas passa a ser digital.

Passe-Jovem

Atualizado em: 20/09/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.