Euroscola

COMO PODEMOS AJUDAR?


Grupo de jovens a discutir ideias e Logotipto do Euroscola

Euroscola

Consciencializar as pessoas jovens sobre a cidadania europeia



O Euroscola  é um programa anual criado pelo Parlamento Europeu (PE), no âmbito da cidadania.

Em Portugal é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e da Madeira.

O programa é dirigido a alunos/as do ensino secundário, no âmbito da cidadania, e consiste na simulação do trabalho dos/as Eurodeputados/as. Numa primeira fase, o concurso inicia-se na sessão distrital ou regional, seguindo para uma sessão nacional, na Assembleia da República.

O Euroscola inicia-se todos os anos em janeiro com uma sessão distrital ou regional, onde é escolhida uma escola para a sessão nacional. Para os/as vencedores/as do concurso na sessão nacional, o Parlamento Europeu acolhe estudantes de todos os Estados-membros da União Europeia para passarem um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.  

As sessões Euroscola realizam-se em articulação com as sessões do Programa Parlamento dos Jovens, iniciando-se na sessão distrital ou regional, e culminando na sessão nacional, na Assembleia da República. 

euroscola

Destinatários/as

Podem candidatar-se ao Euroscola as escolas participantes no Parlamento dos Jovens desse mesmo ano. Cada escola candidata ao Euroscola deverá inscrever dois/duas alunos/as participantes.

 

Candidaturas

Cada escola inscreve-se na plataforma informática, apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado e elaborado por dois/as alunos/as.

Entre fevereiro e março, as escolas participantes realizam uma apresentação oral do trabalho, perante um júri distrital/regional.

As escolas que vencem, a nível distrital/regional, realizam, posteriormente, uma apresentação oral do trabalho a um júri nacional (em maio).

O prazo de candidaturas decorre de 01 de janeiro, até ao último dia do mês de fevereiro de cada ano civil, na plataforma informática dos Programas.

 

Requisitos

O trabalho escrito apresentado pelas escolas tem, no máximo, uma extensão correspondente a três páginas A4, com as seguintes especificações: 120 linhas, tipo de letra Arial, corpo tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5.

A apresentação oral do trabalho escrito tem a duração definida pelo IPDJ, não podendo exceder cinco minutos.

Na apresentação oral, os/as participantes podem utilizar meios audiovisuais ou multimédia, bem como outros que considerem relevantes, devendo refletir sempre o conteúdo do trabalho escrito. 

 

Seleção

A seleção dos trabalhos é realizada por júris distritais/regionais e um júri nacional.
Para o efeito, o IPDJ realiza Sessões Distritais e as Direções Regionais da Juventude das Regiões Autónomas, Sessões Regionais. Em maio, em data a definir, realiza-se em Lisboa, na Assembleia da República, a Sessão Nacional. 

 

Contactos

 

Direção Regional do Norte
Coordenador: Madalena Nevado
Rua do Poço 16/26,
4900-519 Viana do Castelo
Tel: 258 808 800
E-mail: madalena.nevado@ipdj.pt   

Direção Regional do Centro
Coordenador: João Magalhães
Rua Dr. Aristides de Sousa Mendes
3500-033 VISEU
Tel: 232 483 410 
E-mail: joao.magalhaes@ipdj.pt 
 
Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo
Coordenadora: Rosário Nunes
Largo José Afonso
2900-429 SETÚBAL
Tel: 265 521 200 
E-mail: rosario.nunes@ipdj.pt 
 
Direção Regional do Alentejo
Coordenadora: Maria Fátima Tavares
Rua da República, 119
7000-656 ÉVORA
Tel: 266 737 300
E-mail: maria.tavares@ipdj.pt /  mailevora@ipdj.pt 

Direção Regional do Algarve
Coordenadora: Isabel Frade
Rua da PSP, 1
8000-151 FARO
Tel: 289 891 820
E-mail: faro@ipdj.pt    

         

 

 

 


 
 

                                                               


Atualizado em: 28/12/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.