Programa PEJENE

COMO PODEMOS AJUDAR?


Jovens reunidos em contexto de trabalho

Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

Experiência profissional em contexto laboral



O PEJENE promove uma relação direta entre as universidades e as empresas durante o período de formação escolar e curricular dos/as jovens. Este programa de estágios (não remunerados) permite aceder a uma experiência profissional reconhecida, facilitando a  posterior entrada no mercado de trabalho.

 

Destinatários/as

Jovens que frequentem o penúltimo e último ano do Ensino Superior (Licenciatura, Mestrado de Bolonha, Mestrado Integrado), em estabelecimentos de ensino público, privado e/ou cooperativo. São abrangidas todas as áreas de estudo.

 

Duração

Os estágios decorrem anualmente e têm a duração de dois a três meses.

Os/As jovens realizam os estágios no período de interrupção das atividades letivas de verão, período que é coincidente com as necessidades das entidades empregadoras em termos de recursos humanos.

Cartaz Pejene 2020  fundo azul com informação de prazos a branco

Entidades de acolhimento

  • Empresas Industriais (incluindo de transportes, comunicações e afins);
  • Empresas Comerciais;
  • Empresas de Serviços (incluindo de Consultadoria);
  • Instituições Financeiras (Bancos, Seguradoras e afins);
  • Instituições sem fins lucrativos (Fundações, Associações, etc.);
  • Municípios;
  • Agências de Desenvolvimento Local;
  • Outras.

 

Seleção

A Fundação da Juventude faz uma pré-seleção de dois a três jovens candidatos/as para cada vaga disponibilizada pelas entidades de acolhimento. A empresa é a responsável pela seleção final, normalmente através da análise do curriculum e/ou entrevista.

A pré-seleção é feita durante o mês de junho e os/as jovens selecionados/as são avisados/as através de e-mail. Em julho, os/as jovens que não forem selecionados/as também irão receber um aviso.  

Os/as jovens candidatos/as que tenham interesse em realizar o estágio numa empresa específica podem contactá-la diretamente e, após acordo de ambas as partes, o estágio ficará assegurado. Para tal, essa indicação deverá ser colocada no formulário de candidatura (tanto do candidato/a como da empresa).

 

Candidaturas

As inscrições são realizadas exclusivamente por via eletrónica, tanto para os/as estudantes como para as empresas interessadas em acolher os/as estagiários/as.


Atualizado em: 25/02/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.