Grassroots Sport Diplomacy

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Grassroots Sport Diplomacy



O Grassroots Sport Diplomacy é um projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ Desporto, desenvolvido por parceiros desde 2018, no qual se inclui o IPDJ, tendo disponibilizado um conjunto de recursos de e-Learning que permitem obter mais informação e realizar um processo de autoformação e capacitação na área da «Diplomacia no Desporto» de base que melhore a intervenção no contexto prático de desenvolvimento de projetos.

A «Diplomacia no Desporto» pode ser entendida como um meio para os diferentes tipos de organizações tais como entidades oficiais, ONGs, organizações da sociedade civil e setor privado, fortalecerem as suas relações diplomáticas, sociais e políticas, melhorando a sua imagem e influência externa utilizando o desporto como suporte estrutural. Nesse contexto, constitui-se como uma nova abordagem qualitativa, impactante e eficiente do ponto de vista de custo-benefício que apresenta como principais objetivos:

  • Aumentar ou criar um diálogo duradouro e de entendimento cultural;
  • Facilitar a transferência de conhecimento entre o setor do desporto de base e outros intervenientes relevantes;
  • Contribuir para o desenvolvimento individual e da sociedade na área do desporto, da educação, da saúde, da cultural e social.

Envolve o intercâmbio de cidadãos e pessoas, explorando o potencial da diplomacia pública em que o envolvimento direto com grupos de cidadãos ajuda a alcançar objetivos diplomáticos mais amplos. É fundamentalmente uma abordagem orientada para os pares que se apoia na credibilidade do envolvimento do cidadão em contextos não formais e concentra-se no desenvolvimento e benefício mútuos. Dessa maneira, distingue-se da ação diplomática tradicional, utilitária e formal, bem como das iniciativas de «Diplomacia no Desporto» mais mediatizadas, competitivas e de eventos únicos vistos até ao momento.

Em 2017, a Associação Internacional do Desporto e Cultura (ISCA) apresentou este conceito, tendo posteriormente sido selecionada, através do Programa Erasmus+ Desporto da Comissão Europeia, para criar uma parceria colaborativa de forma a desenvolver esta área, criando um novo espaço dentro do setor desportivo.

O IPDJ encontra-se a iniciar o processo de disseminação nacional do projeto e dos seus conteúdos promovendo a capacitação das organizações desportivas de base neste domínio.

Projetos-Internacionais

Atualizado em: 30/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.