Roteiro Nacional do Desporto

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Semana Europeia do Desporto



O desporto contribui de maneira significativa para o desenvolvimento pessoal e social, para a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos europeus, constituindo-se como um meio privilegiado para promover os valores que suportam o modelo de desenvolvimento social europeu, contribuindo ainda para reforçar a cidadania em toda a Europa e a inclusão dos cidadãos enquanto membros da sociedade de pleno direito.

Neste contexto, a Comissão Europeia lançou a  Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro.

A Semana Europeia do Desporto, constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.

#BeActive Semana Europeia do Desporto

9ª Edição da Semana Europeia do Desporto

Desde o seu início, o IPDJ assumiu a coordenação nacional da SED, contando com a colaboração e a participação ativa de uma vasta rede de parceiros da sociedade portuguesa na promoção e generalização da prática de atividades desportivas e físicas sob o lema #BeActive. A SED convoca todos os cidadãos, as autoridades públicas, o movimento desportivo, as organizações da sociedade civil e o sector privado a colaborarem em conjunto neste desígnio.

Em 2023, estiveram envolvidos na 9ª edição da SED cerca de 2.000.000 milhões de participantes nas mais de 1.800 atividades realizadas em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Das várias iniciativas desenvolvidas em Portugal continental e ilhas destacam-se os eventos #BEACTIVEemFamília e #BEACTIVENight que decorreram em Lisboa, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Viana do Castelo (este ano Cidade Europeia do Desporto) no Jardim da Marina e em Portimão. 

Os eventos #BEACTIVEemFamília, dirigidos às famílias e a todas as pessoas em geral, decorreram num contexto de ar livre e natureza tendo como principal objetivo proporcionar a experimentação de diversas atividades/modalidades desportivas a mais de 2.500 participantes incluindo, por exemplo, canoagem, golfe, boxe, futebol, ténis, basquetebol, danças, jogos tradicionais, escalada, entre outras. 

As iniciativas #BEACTIVENight incluíram corridas e caminhadas de 5 km, realizadas ao final do dia, contando com mais de 5.000 participantes no total. 

 

#BEACTIVE Awards

Até 24 de maio de 2024, estão abertas as candidaturas para os #BeActive Awards, atribuídos pela Comissão Europeia.

Os prémios #BeActive visam premiar e divulgar projetos, iniciativas notáveis e indivíduos inspiradores, que se destaquem no âmbito da participação no desporto e na atividade física bem como na promoção e incentivo à prática de estilos de vida mais ativos.

Existem quatro categorias distintas às quais poderão concorrer, nomeadamente: 

  • BeActive Education Award – Tem como objetivo demonstrar que através da educação se pode incentivar as crianças a serem ativas fora dos locais convencionais para a prática desportiva. 

 

  • BeActive Workplace Award – Visa premiar projetos exemplares que procuram tornar o local de trabalho num local mais ativo, com colaboradores mais ativos. Iniciativas antes, durante e após o horário laboral podem ser incluídas.

 

  • BeActive Local Hero Award – Pretende reconhecer personalidades que têm trabalhado consistentemente na promoção da participação em atividades físicas e desportivas junto da comunidade local.

 

  • BeActive Across Generations Award – Visa premiar projetos que promovam o desporto intergeracional. Pode incluir a promoção de atividades adaptadas a todas as gerações, a sensibilização para estilos de vida saudáveis, bem como acesso mais fácil ao desporto e às atividades físicas para todas as gerações.

Para além de verem o seu trabalho reconhecido internacionalmente, os vencedores em cada categoria recebem um prémio monetário no valor de 10.000€, existindo ainda prémios para os 2ºs e 3ºs classificados no valor de 2.500€.

 

Candidaturas

Para poderem candidatar-se aos prémios #BeActive, primeiro deverá ser criada uma conta e efetuar o registo da organização/pessoa que se pretende candidatar.

Com a conta criada, já poderá ser preenchido o formulário de candidatura de acordo com a categoria pretendida.

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem sido premiado nas diferentes categorias deste Prémio, nomeadamente:

2017 – Jorge Pina – Vencedor Local Hero
2021 – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – 3º lugar Workplace
2023 – Município de Vila Nova de Cerveira – Vencedor Across Generations

Para mais informações, consulte o Regulamento.

 

  • #BeInclusive Awards

    • Este prémio é atribuído anualmente pela Comissão Europeia no sentido de reconhecer as organizações que utilizam o Desporto como ferramenta essencial para promover a inclusão social de grupos desfavorecidos na sociedade. Em 21 de novembro de 2019, em Bruxelas, à Associação de Ginástica do Algarve, através do projeto “Ginástica para Todos”, foi distinguida com este prémio, tendo ainda recebido um valor de 10 mil euros.

 

Embaixadores

A 9ª edição da SED contou com o envolvimento ativo de 34 Embaixadores #BEACTIVE, que, conscientes da importância desta iniciativa e do seu impacto na sociedade, quiseram reforçar junto dos cidadãos os benefícios da prática da atividade física e desportiva regular em qualquer idade e ao longo de todo o ano.

Este ano integraram a equipa nacional de embaixadores #BEACTIVE Adelaide Patrício, Ana Isabel Arroja, Ana Cabecinha, Ana Dias, Bernardo Pereira, Carla Rocha, Carolina Patrocínio, Catarina Costa, Diana Gomes, Elisabete Jacinto, Emanuel Silva, Francisca Laia, Francis Obikwelu, Gonçalo Uva, Inês Gonçalves, Joana Schenker, João Saraiva (Madjer), João Azevedo, João Pedro Pais, João Rodrigues, João Vaz, José Cabeça, Jorge Faustino, Jorge Pina, Lenine Cunha, Miguel Costa, Max Oliveira, Nelson e Sérgio Rosado (Anjos), Nuno Delgado, Nuno Vitorino, Patrícia Matos, Pedro Guedes, Rui Cansado e Simone Fragoso.

Perante a necessidade de definir o acesso, condições, direitos e deveres dos embaixadores #BeActive, foi aprovado, pelo Conselho Diretivo do IPDJ, I.P., o presente regulamento.

 

 

 


Atualizado em: 15/04/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.